O Bootcamp
Inserir subtítulo aqui


O "Bootcamp de Empreendedorismo de Comunhão: Da ideia ao modelo de negócios" é uma experiência única de criação e exploração de ideias de negócio que pretendem marcar a diferença na sociedade colocando sempre a pessoa no centro. O Bootcamp baseia-se nos princípios da Economia de Comunhão e fornece as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma ideia de negócio num ambiente de comunhão e diálogo, de forma dinâmica e prática, onde as ideias se concretizam ao mesmo tempo que o mundo se transforma num melhor lugar para viver. 



Faz parte desta ideia!

Visão: 

Empresas fraternas que têm um papel ativo na construção da comunidade da qual fazem parte.

Missão: 

Potenciar ideias de empreendedorismo e apoiar a construção do modelo de negócios para a formação de empresas que queiram construir um mundo unido através de uma experiência de comunhão.



O que é?

Bootcamp


É um período de trabalho intensivo (também designado de treino - camp), em regime de dedicação exclusiva, com o intuito de iniciar (boot) um grupo de pessoas a um projeto ou metodologia e deste modo aumentar a motivação e o foco dos participantes em relação a esse tema.

Empreendedorismo de Comunhão

É o processo de iniciativa e desenho, lançamento e implementação de um novo negócio ou mudança de um já existente, com o objetivo de criar uma empresa fraterna que pretende lutar contra a pobreza e as desigualdades sociais para a construção de um mundo unido segundo os princípios da Economia de Comunhão.


Economia de Comunhão (EdC)

É um projeto abrangente que envolve empresários, trabalhadores, consumidores cidadãos, gente do mundo académico... todos empenhados a vários níveis na promoção de uma prática e de uma cultura económica virada para a comunhão, para a gratuidade e para a reciprocidade, propondo e vivendo um estilo de vida alternativo ao estilo de vida dominante. 

Visita o site oficial da EdC

Organização




AMU - Cooperação e Solidariedade Lusófona por um Mundo Unido

É uma associação privada, sem fins lucrativos, nascida em 1994 em Lisboa. Tem por objectivo favorecer o desenvolvimento de uma humanidade na qual cada povo possa exprimir plenamente a sua singularidade na diversidade dos povos e participar com o seu contributo insubstituível, através do conhecimento e doação recíprocos das suas riquezas espirituais, culturais e materiais.

O fundamento da AMU está contido num princípio: «Amar a pátria alheia como a sua própria pátria». Procura-se, deste modo, enfrentar as questões relativas às relações entre os povos, etnias ou grupos diversos, levando este espírito o mais longe possível, e assim contribuir para a realização de um mundo mais unido.

Visita o site da AMU


RAISE - Resposta Alternativa de Integração Social e Empreendedorismo

É um projeto desenvolvido pela AMU desde Setembro de 2015 no concelho de Alenquer, especialmente dirigido a adultos desempregados, no qual se propõe através de abordagens personalizadas e inovadoras, criar atitudes e iniciativas empreendedoras que contribuam a curto, médio e longo prazo para o aumento da oferta de trabalho.

A intervenção, visa trabalhar ao nível das competências individuais, através de um processo metodológico que permita à pessoa, o conhecimento das suas potencialidades e competências, a nível pessoal e profissional e simultaneamente promover a sua autonomia, através, da criação do seu próprio emprego em co-work e care-work e/ou no desenvolvimento de capacidades que permitam encontrar emprego noutras empresas.

O RAISE é consolidado através de parcerias públicas e privadas e é financiado por um parceiro internacional. As características intrínsecas ao projeto representam novas estratégias de inserção social que podem alcançar um verdadeiro desenvolvimento sustentável.

Economia de Comunhão

Fundada por Chiara Lubich em maio de 1991 em São Paulo, trabalha num grande projeto de formação à cultura do dar, através de escolas, encontros, eventos de formação voltados a jovens, trabalhadores, empresários, cidadãos.

Na sua intuição fundadora convida a viver e difundir a cultura do dar, formar novos empresários que se disponham a partilhar os lucros da sua empresa em prol do bem comum e combater as várias formas de pobresa, exclusão e miséria.

Um lugar fundante e fundamental no qual se desenvolve e se torna visível a Edc são os polos produtivos e industriais dentro das cidadelas do Movimento dos Focolares, das quais representam um componente vital e vivificante.

Visita o site da EdC